31 julho 2014

Preconceito literário

Olá pessoal!
Lancei esse tema na página do blog e em alguns grupos direcionados a blogueiras e/ou livros e muitas pessoas gostaram e aqui vai post reflexivo (desabafo u.u )
Desde que o sucesso de 50 tons de cinza começou entre algumas leitoras, muita gente passou a criticar esse tipo de literatura. Certa vez vi uma mulher de frente ao salão de beleza da minha cidade esperando que ele abrisse e segurando um dos livros da trilogia como se carregasse uma bolça de dinheiro roubada olhando pros lados e se certificando de que não tinha ninguém a seguindo por causa daquilo e minha expressão foi exatamente essa:
Até então eu não havia tido tanto contato com o tema e nem mesmo com a trilogia, sabia apenas que tratava-se do gênero erótico meio (todo) masoquista que todo ser do sexo feminino se apaixonava não só pelos livros mas também com o personagem principal Sr. Grey. Decidi então pesquisar algumas resenhas em blogs e vlogs por aí e o resultado do meu pensamento foi "mas quem pode ser capaz de ler essa fanfic tosca e opressora!?" 
Lembro até da frase que a vlogueira (que não lembro o nome, nem o vídeo nem nada, juro) ressaltou do livro:
Eu não faço amor, eu fodo...com força!
Desse mesmo jeitinho acreditam!? Tem sim isso no livro sim mas calma, não se exaltem nem me julguem (nem julgue o livro como eu fiz), só deixa eu terminar essa explanação boba, porém necessária!
Bom, voltando eu decidi que nunca, jamais em nenhuma hipótese leria algo do tipo u.u
Mas aí eu conheci uma menina* na turma do SENAI que curtiu o livro e hoje ela leu a trilogia pelo menos uma cinco vezes, mas no tempo ela ainda estava no primeiro livro e sim, no começo ela achou muito escroto tudo aquilo mas conforme a leitura avançava, ela era mais uma apaixonada por aquele universo do Sr. Grey e mais uma vez um pensamento sai de minha mente nebulosa "não para! se ela leu e gosta e ainda continua gostando não é possível que seja tão ruim assim".

Passei a ler algumas partes soltas, pois ela ficava lendo do meu lado e de vez em quando eu dava uma espiada e quase, digo quase fiquei horrorizada com tudo que se pode aprender com os detalhes enfáticos que são dados ao leitor. Percebi que ainda era pouco para eu poder formar uma opinião concreta sobre os escritos e agora estou lendo o livro em pdf no celular dessa minha colega porque somos pobres e não temos dinheiro para comprar porque por enquanto estou no período de vacas magras, e eu percebi que...é tão bom quando dizem u.u PRONTO FALEI! não adianta você ficar julgando algo pelos olhos ou/e gostos de outras pessoas, você precisa ver como é para poder formar sua própria opinião e não ficar nhenhenhen pegando a opinião dos outros emprestada se você nem sabe do que se trata de verdade.

Enquanto isso o trailer do filme baseado nos livros saiu e só vejo seres que não tem opinião própria pessoas que não se dão o prazer de explorar algo novo e dizer com suas palavras se gosta ou não, pessoas que merecem ver esse post**. Porque vale ressaltar que eu não quero obrigar ninguém a gostar de algo que ela não se sente bem, apenas que isso venha da própria pessoa e não do que os outros falam. Uma mulher até comentou numa postagem do trailer em algumas fanpage "Isso nem é literatura" pode uma coisa dessas!? Minha senhora dona da verdade alheia guarde para você sua opinião nem informação e pare de criticar o que você não conhece!
O mesmo está acontecendo com A Culpa é das Estrelas depois que saiu o filme mas acho que já foi o suficiente por hoje para entenderem a mensagem (né!? ¬¬ ).

E se você tem uma amigo assim e pensa diferente ou igual a ele impulsione-o a ler de qualquer forma. Deixe que ele mesmo tire suas próprias conclusões sobre o dito cujo que ele "não gosta". Não importa o gênero nem onde ele foi escrito pessoal, o que importa é lêr

Então obrigada pela visita, se quiser deixar um comentário*** fico feliz :)
kissus

*que se tornou minha melhor amiguinha de verdade, beso Juh :*
**compartilhem o post para divulgar a ideia se você concorda (ou não)
***deixe sua opinião, se concorda ou não com o que foi escrito aqui ^^

2 comentários:

Comente! Sua opinião vale muito e faz bem ao meu coração *--*

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Our Team

I am the Author

Know us




Contact us

Nome

E-mail *

Mensagem *

sublimar-me © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.